Todos nós temos sonhos, que em geral custam sempre algum montante considerável de dinheiro e realizá-los só depende da nossa vontade, não apenas da vontade interior, mas da capacidade de nos planejar, e quando encontramos essa capacidade, o sonho cresce e vira meta.
Difícil é parar para colocar no papel coisas práticas, principalmente quando analisar as finanças pessoais é necessário. Parece sempre tarefa muito difícil separar um dinheiro por mês e resistir às tentações do comércio e das baladas, mas colocando tudo na ponta do lápis, as coisas ficam mais fáceis.
Para cada tipo de sonho, e assim, investimento, é necessário um planejamento. Tem gente que sonha com a casa própria, com uma viagem ou com a pós graduação, sendo investimentos de valores e necessidades diferentes, a forma de se planejar também deve ser.
No caso de uma viagem, é importante que se escolha quando será o embarque para saber o prazo para investir. Se o prazo for curto, os investimentos estarão ligados só a sua economia, mas se for a longo prazo você pode pensar em mercados de maior risco e com maior retorno, claro sempre ponderando os investimentos. Já o sonho da casa própria é um investimento a longo prazo, com metas também a longo prazo, o ideal é que se comece com investimentos de maior retorno e maior risco e conforme se aproxime a data do desembolso as economias voltem para aplicações mais conservadoras.
De qualquer forma, uma dica geral é que se faça uma aplicação segura se os planos forem em curto prazo, e mesmo quando for a longo, quando o prazo se aproximar, o ideal é que o investimento seja transferido para alguma aplicação mais segura.
Gostou!? Compartilhe!

Nenhum comentário:
Postar um comentário