Foco no cliente | Soluções práticas para fidelização

Responda o seguinte: Ao desenvolver um novo negócio, você deve estar dedicado a:

A) Vender seu produto ou serviço.

B) Criar políticas e procedimentos detalhados para a empresa.

C) Fazer micro-gerenciamento das atividades da empresa, porque não tem tempo para treinar outros.

D) Cortar custos para melhorar o resultado da empresa.

A resposta correta e provavelmente óbvia é “A”. Seu principal objetivo deve ser colocar seu produto no mercado e obter vendas. É claro que os outros pontos são importantes, mas não devem deixar em segundo plano as ações de vendas.

Você, como empreendedor, e principal responsável pelo sucesso de seu negócio, deve avaliar como está distribuindo suas atividades diárias. Se a maior parte do tempo não estiver dedicada a conseguir clientes, então algo está errado.

O contato constante com clientes (ativos ou potenciais) lhe permitirá obter as informações necessárias para melhorar seu produto ou serviço e vender mais. E isto é o que dará dinheiro para sua empresa, e não outras atividades.

Mesmo no momento que você deve se dedicar a outras atividades, pense em como isto estará afetando o cliente. Por exemplo, não crie políticas e procedimentos que lhe darão mais controle do negócio, mas afetará negativamente a experiência do cliente ao interagir com sua empresa. Não fique obcecado com redução de custos quando você ainda está desenvolvendo o negócio. Não gaste tempo gerenciando os mínimos detalhes de sua empresa quando deveria estar encarando o cliente.

Se você se vê nesta situação, estas são algumas idéias para que você possa voltar ao foco nas vendas:
  • Simplifique: torne seus processos mais práticos e menos burocráticos. Se você precisa adicionar burocracia em uma empresa pequena porque não confia em seus funcionários, troque-os.

  • Treine: dedique seu tempo a treinar adequadamente seus funcionários. Isto é tempo investido, não gasto, já que você passará a ter muito mais disponibilidade para se dedicar ao crescimento de seu negócio.

  • Terceirize: deixe que outras pessoas ou empresas mais experientes o ajudem com a atividades não-centrais de seu negócio.
Lembre-se de algo muito importante: em todas as ações que envolvam algum contato com o cliente, não há nada mais importante do que deixá-lo contente e satisfeito. Todas as partes de seu negócio devem estar alinhadas com a entrega do produto ou serviço ao cliente. Esta é a melhor (ou única) forma de ganhar dinheiro. 

Assista uma parte do usina de valor | De olho nas pistas que o cliente dá.
No vídeo de hoje, José Carlos Teixeira,  autor do livro Foco no Cliente (Ed. Gente).
 

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Luciano Rodrigues
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